terça-feira, 8 de abril de 2014

O QUE HÁ POR TRÁS DA SUA ROUPA!


Greenpeace I O conto tóxico por trás de sua roupa

O QUE HÁ POR TRÁS DA SUA ROUPA!

Por Marinara Pinho

Você já parou pra pensar quais são as substâncias presentes nas suas roupas? Que alguns desses elementos químicos são tóxicos e prejudiciais à saúde e ao ambiente?  Não? Pois é, o Greenpeace está de olho e na cola das grandes marcas de roupa que estão usando e abusando de produtos químicos em suas cadeias de produção, fazendo com que seus resíduos poluam rios e a natureza.

Tudo tem história, e com os tecidos não é diferente. Por exemplo, o jeans surgiu da ideia de confeccionar vestimentas mais resistentes para operários de minas de ouro, no oeste americano. O vendedor de lona alemão, Levis Strauss, já não sabia o que fazer com o grande estoque da ferramenta de exploração de ouro. A partir daí, fez alguns modelos de calça com a lona, o que teve aprovação dos minerados pela sua longa duração.

Há também indícios de que já era fabricado um tecido similar ao jeans na França. O tecido era marrom, depois em cor verde e finalmente na cor ‘’blue’’. Sinal de rebeldia, o jeans tomou conta da vida dos jovens nos anos 40 e 50 influenciados por James Dean e Marlon Brando, símbolos da juventude. Com o passar do tempo, o tecido foi ficando mais simples, confortável, popular e moderno, tanto usado por homens, quanto por mulheres.

E então o mundo foi se globalizando, a tecnologia avançando, o homem a cada dia mais poluindo a natureza e a moda fazendo a cabeça das pessoas. Como foi dito anteriormente, nosso guarda-roupa está abrigando um grande perigo, produtos químicos tóxicos, isso mesmo, tóxicos! Já que somos o que vestimos e a roupa que a gente veste traduz nossa identidade, temos o direito e o dever de corrigir o que está errado para o bem de todos, e o Greenpeace está nessa causa junto com você!

Graças a nós, consumidores, estas marcas se expandem e lucram às nossas custas. E o que muito de nós não sabemos é que temos também um enorme poder sobre elas! Um poder em que a voz de todos, é capaz de derrubá-las. E já conseguimos alcançar um grande passo com mudanças significativas ao pressionar algumas delas: Nike, Puma, Adidas, H&M, M&S, C&A e Li-Ning. É obrigação de essas marcas nos oferecerem produtos de qualidade e com segurança e podemos exigir isso.

A campanha global do Greenpeace, iniciada em 2012, investiga os produtos nocivos utilizados na moda e a relação das fabricas têxteis na poluição da agua.  Estão sendo verificadas 20 marcas de roupas e mais de 140 produtos vendidos por elas, são algumas delas: Zara, Metersbonwe, Calvin Klein, Vero Moda, Levi, Mango e Tommy Hilfiger.

Tudo o que queremos é que essas marcas façam moda sem poluir e prejudicar nossa saúde e nossos rios. Há muitas maneiras de reverter essa situação e para isso elas têm que mostrarem que realmente estão preocupadas em mudar suas vertentes de fabricar seus produtos e o que estão fazendo para “lavar a roupa suja”. Queremos manter a cultura, a história das nossas roupas e a beleza das nossas aguas, além da preservação da nossa própria saúde.

Até pouco tempo, o Inditex, maior loja de varejo em que a Zara faz parte, não havia se pronunciando sobre a questão. Mas o uso das redes sociais, como Facebook e Twitter, foram grandes aliados para promover a campanha, assim como manifestações públicas, unindo milhares de pessoas. A partir daí, a Zara assumiu o compromisso de eliminar os resíduos tóxicos e divulgar para a população todas as substâncias produzidas até 2020.

Espera-se então, que outras marcas vistam essa iniciativa tão bela e diversificada como a própria moda! Será importante para ambas as partes e terá resultados positivos no futuro.

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