Greenpeace I O conto tóxico
por trás de sua roupa
O QUE HÁ POR TRÁS DA SUA
ROUPA!
Você já parou pra pensar
quais são as substâncias presentes nas suas roupas? Que alguns desses elementos
químicos são tóxicos e prejudiciais à saúde e ao ambiente? Não? Pois é, o Greenpeace está de olho e na
cola das grandes marcas de roupa que estão usando e abusando de produtos
químicos em suas cadeias de produção, fazendo com que seus resíduos poluam rios
e a natureza.
Tudo tem história, e com os
tecidos não é diferente. Por exemplo, o jeans surgiu da ideia de confeccionar
vestimentas mais resistentes para operários de minas de ouro, no oeste
americano. O vendedor de lona alemão, Levis Strauss, já não sabia o que fazer
com o grande estoque da ferramenta de exploração de ouro. A partir daí, fez
alguns modelos de calça com a lona, o que teve aprovação dos minerados pela sua
longa duração.
Há também indícios de que já
era fabricado um tecido similar ao jeans na França. O tecido era marrom, depois
em cor verde e finalmente na cor ‘’blue’’. Sinal de rebeldia, o jeans tomou
conta da vida dos jovens nos anos 40 e 50 influenciados por James Dean e Marlon
Brando, símbolos da juventude. Com o passar do tempo, o tecido foi ficando mais
simples, confortável, popular e moderno, tanto usado por homens, quanto por
mulheres.
E então o mundo foi se
globalizando, a tecnologia avançando, o homem a cada dia mais poluindo a
natureza e a moda fazendo a cabeça das pessoas. Como foi dito anteriormente,
nosso guarda-roupa está abrigando um grande perigo, produtos químicos tóxicos,
isso mesmo, tóxicos! Já que somos o que vestimos e a roupa que a gente veste
traduz nossa identidade, temos o direito e o dever de corrigir o que está
errado para o bem de todos, e o Greenpeace está nessa causa junto com você!
Graças a nós, consumidores,
estas marcas se expandem e lucram às nossas custas. E o que muito de nós não
sabemos é que temos também um enorme poder sobre elas! Um poder em que a voz de
todos, é capaz de derrubá-las. E já conseguimos alcançar um grande passo com
mudanças significativas ao pressionar algumas delas: Nike, Puma, Adidas,
H&M, M&S, C&A e Li-Ning. É obrigação de essas marcas nos oferecerem
produtos de qualidade e com segurança e podemos exigir isso.
A campanha global do
Greenpeace, iniciada em 2012, investiga os produtos nocivos utilizados na moda e
a relação das fabricas têxteis na poluição da agua. Estão sendo verificadas 20 marcas de roupas e
mais de 140 produtos vendidos por elas, são algumas delas: Zara, Metersbonwe,
Calvin Klein, Vero Moda, Levi, Mango e Tommy Hilfiger.
Tudo o que queremos é que
essas marcas façam moda sem poluir e prejudicar nossa saúde e nossos rios. Há
muitas maneiras de reverter essa situação e para isso elas têm que mostrarem
que realmente estão preocupadas em mudar suas vertentes de fabricar seus
produtos e o que estão fazendo para “lavar a roupa suja”. Queremos manter a
cultura, a história das nossas roupas e a beleza das nossas aguas, além da
preservação da nossa própria saúde.
Até pouco tempo, o Inditex,
maior loja de varejo em que a Zara faz parte, não havia se pronunciando sobre a
questão. Mas o uso das redes sociais, como Facebook e Twitter, foram grandes
aliados para promover a campanha, assim como manifestações públicas, unindo
milhares de pessoas. A partir daí, a Zara assumiu o compromisso de eliminar os
resíduos tóxicos e divulgar para a população todas as substâncias produzidas
até 2020.
Espera-se então, que outras
marcas vistam essa iniciativa tão bela e diversificada como a própria moda!
Será importante para ambas as partes e terá resultados positivos no futuro.
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