Por: Alissa Magalhães
Os projetos de mobilidade urbana em
Salvador, para a Copa do Mundo, vão ter um custo aproximado de 8 bilhões de
reais.
O Governo do Estado da Bahia assumiu
um compromisso, por meio da CONDER, para a aquisição de 6 veículos que tem
capacidade de transportar 1.250 pessoas por vagão, com um custo aproximado de 4
bilhões de reais.
De acordo com o coordenador do curso
de Arquitetura da Unijorge, Caiuby Menezes da Costa, serão 4 bilhões para a
obra e desapropriação e mais 4 bilhões em subsídios nos próximos 25 anos, isso
sem contar com os gastos da primeira fase de construção do metrô que durou mais
de 10 anos.
O previsto para o mundial, é a
inauguração de duas linhas de metrô que vão ligar os bairros da Lapa até Águas
Claras (Linha 1) e Salvador a Lauro de Freitas (Linha 2) a partir do dia 11 de
junho de 2014.
As obras da linha 1 estão aceleradas
na Estação Retiro, porém a obra da Linha 2 que irá ligar a capital à região
metropolitana anda em ritmo lentíssimo. O que é preocupante, pois essa é a
linha que dará acesso ao aeroporto.
Mesmo com a inauguração de alguma
linha, nem todas as estações estarão disponíveis para a população e os turistas
no período da copa. O tempo previsto para a conclusão total das obras é de 36
meses.
Faltam menos de 2 meses para o início
dos jogos e não houve sequer testes dos veículos e informações detalhadas à
população de como o sistema metroviário vai funcionar.
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