segunda-feira, 28 de abril de 2014

Metrô de Salvador: 13 anos, 8 bilhões e nenhum respeito à população

Por: Alissa Magalhães

Os projetos de mobilidade urbana em Salvador, para a Copa do Mundo, vão ter um custo aproximado de 8 bilhões de reais.

O Governo do Estado da Bahia assumiu um compromisso, por meio da CONDER, para a aquisição de 6 veículos que tem capacidade de transportar 1.250 pessoas por vagão, com um custo aproximado de 4 bilhões de reais.

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura da Unijorge, Caiuby Menezes da Costa, serão 4 bilhões para a obra e desapropriação e mais 4 bilhões em subsídios nos próximos 25 anos, isso sem contar com os gastos da primeira fase de construção do metrô que durou mais de 10 anos.

O previsto para o mundial, é a inauguração de duas linhas de metrô que vão ligar os bairros da Lapa até Águas Claras (Linha 1) e Salvador a Lauro de Freitas (Linha 2) a partir do dia 11 de junho de 2014.

As obras da linha 1 estão aceleradas na Estação Retiro, porém a obra da Linha 2 que irá ligar a capital à região metropolitana anda em ritmo lentíssimo. O que é preocupante, pois essa é a linha que dará acesso ao aeroporto.

Mesmo com a inauguração de alguma linha, nem todas as estações estarão disponíveis para a população e os turistas no período da copa. O tempo previsto para a conclusão total das obras é de 36 meses.

Faltam menos de 2 meses para o início dos jogos e não houve sequer testes dos veículos e informações detalhadas à população de como o sistema metroviário vai funcionar.

Em consulta a alunos de Arquitetura, os gastos serão absurdos porque o orçamento do projeto do metrô no início, há 13 anos, era a metade do que é hoje. A obra já levou 4 vezes o tempo previsto e custou o dobro.

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