segunda-feira, 31 de março de 2014

Hit do carnaval de Salvador,vira sucesso internacional.

Lepo Lepo, canção da Banda Psirico, fez o maior sucesso no carnaval de Salvador. Composta por Filipe Escandurras e Magno Santana a música retrata a vida de um homem que encontra-se em uma difícil situação financeira, onde descreve que está sem moradia e sem um automóvel e conclui que se sua amada ficar com ele é porque gosta do seu “lepo-lepo”.

Depois do imenso sucesso no verão, o hit caiu nas graças de estrelas internacionais. O primeiro a cair no “lepo lepo” foi o cantor porto-riquenho Ricky Martin. No Brasil, para a gravação do seu novo videoclipe, ele foi filmado em uma praia, arriscando a coreografia da música.
Outra artista internacional que também não se segurou e entrou na brincadeira, foi Dulce Maria, ex Rebelde. Enquanto esteve no país devido a sua turnê, a cantora dançou e cantou o sucesso ao lado da funkeira Valesca Popozuda.
Antes mesmo de artistas internacionais interpretarem a música do carnaval de Salvador, jogadores como Neymar, Daniel Alves e Hulk já tinha arriscado a coreografia em comemorações dos gols em seus respectivos clubes.

Márcio Victor, cantor da banda Psirico revelou que gostaria de ouvir o estádio do Maracanã inteiro cantando o “lepo-lepo” e que o sucesso repercutiu tanto pra fora do país, que a agenda de shows nos Estados Unidos e na Europa aumentaram consideravelmente.
“Agora, com ‘Lepo Lepo’, a quantidade de shows aumentou. Antes fazíamos três apresentações e dessa vez já temos 17 shows marcadas nos Estados Unidos e 20 na Europa. Na Espanha, a música está em primeiro lugar nas rádios.” Diz, Márcio.

Uma marca histórica para a banda, é que a música chegou ao topo da lista de músicas mais baixadas no iTunes Brasil.
Márcio revela também que tem o sonho de ganhar o Grammy Latino.
“O ‘lepo-lepo’ tem tudo pra isso. Nosso grupo tem uma história ligada ao povo brasileiro, com uma música que fala dos problemas sociais, mas também da alegria".

A Banda Psirico tem um projeto já encaminhado para o ano de 2014.
A gravação do novo DVD da banda que contará com a presença de grandes nomes da música brasileira, tais como Caetano Veloso, Daniela Mercury e Gustavo Lima.

Por Thiago Figueiredo.



 

Matéria: Praticas de reportagem

Professor; Paulo Leandro.

Data: 31/04/2004.

Aluna: Carina Villas-Bôas.

 

Sugestão de Pauta de Michely Santos.

 

Lar Perolas de Cristo


Fundada em 2000 a instituição situada no bairro de Paripe teve o primeiro nome de vila fraternidade tornando-se em 2004 em “Perolas de Cristo”.

Tendo como foco a assistência a crianças recém nascidos abandonados pelos pais em maternidades e são encaminhados pelo juizado de menores, crianças em estado de risco, que sofreram abusos (sexuais), riscos por serem filhos de drogados em situação de rua por consequência.

Estes menores eram assistidos e amparados pelo juizado de menores, DERCA, VIVER, Nina Rodrigues onde eram realizados exames de HIV. Na instituição, é surpreendente a assistência de profissionais que dão suporte a crianças mesmo que com pouca ajuda do governo diante de tamanha carência.

- Carência está que é minimizam pela presença constante de assistentes sociais, psicólogas, duas professoras, uma pedagoga, duas assistentes de enfermagem, uma professora de informática além de quatro monitores.

O Lar Pérola de Cristo surge de uma tragédia pessoal vivida pela fundadora Vera Guimarães, foi abusada sexualmente aos dez anos de idade, o abrigo foi fundado em 2000 no inicio chamava-se Vila Fraternidade, sendo que em 2004 a mesma compra o terreno em Paripe e leva o nome de Lar Pérolas de Cristo.

 

- É difícil pra mim enquanto acadêmica com certas condições de vida ver que, a minha  realidade é vergonhosa diante do dia a dia carente de tantas crianças que jamais tiveram um terço de todas as possibilidades que eu tive. Precisamos acordar e sair da bolha em que vivemos!

 

Sugestões de perguntas:

 

- Como surgiu a ideia de acolher jovens carentes no bairro de Paripe?

- Qual o sentimento de vocês quando uma criança é adotada?

- Depois que esses jovens completam a maior idade qual seu destino?

- Houve algum fato isolado que marcou a história da instituição?

-Já ouve alguma negativa de adoção?

 


P.S. No aguardo da resposta a entrevista on-line prevista para o dia 22/04/2004. Não houve resposta até 31/03/2014.

Por: Carina Villas-Bôas.

 

Perolas de Cristo
Unidade de Paripe - Rua doutor Eduardo Dotto Nº 1800, e Unidade de Coutos - Rua da Fraternidade s/nº bairro de Coutos, salvador Ba

71 3397-3535 e Fax 33973813,3397 2131
larperolasdecristo@hotmail.com

Amizade Virtual x Realidade

Por Laisa Gabriela.

Ao longo dos anos, as pessoas passaram a usar mais a internet e a interagir através das redes sociais. Passamos pela troca de mensagens por e-mail (usado até hoje), ICQ, MSN, Fóruns, Orkut, para usar o Twitter, Pinterest, Facebook dentre outras. Na rede social mais usada do mundo, o Facebook, existe milhares de grupos sobre assuntos variados, onde os usuários podem interagir entre si e através disso, manter contato frequente ou não. Dentro dessas redes sociais é possível criar amizades virtuais, mas será que o seu amigo virtual é quem demonstra ser? Por que as pessoas decidem fazer amigos virtuais? Conversei com alguns jovens que tem acesso frequente as redes sociais e fóruns, para saber o ponto de vista de cada um.

O empresário de 26 anos, Vinicius de Menezes, contou o porquê e como desenvolveu amizades virtuais. “Tenho grande facilidade de fazer amizades pela internet. Hoje sou dono de um site de música com outros dois amigos e eles são de outra cidade. Os conheci através do Orkut, em 2006. Desde então, comecei a colecionar amigos por todas as partes do Brasil.”. O empresário acredita que teve facilidade ao arrumar amizades através da internet, por conta da sua timidez.  “Por sempre ter sido extremamente tímido, sou mais rápido com o teclado do que com a fala, então, sempre consigo ter assunto escrevendo, antes travava e fica sem assunto, mas hoje desenvolvi essa habilidade e consigo conversar facilmente com qualquer um”, completou.

O fato é que muitos se escondem atras de uma rede social e quando mostram a verdadeira face, o prejudicado pode ser você. A publicitária de 24 anos, Renata Gomes, relatou o que passou por ter acreditado em amizades virtuais. “Fiz parte de um grupo para pessoas ousadas e compartilhei algumas fotos intimas no grupo. Tinha uma garota que não gostava quando as outras se destacavam. Como ela era a administradora do grupo, ela removia as meninas.” A publicitária disse que a administradora do grupo só não a removeu, porque tinham certo afeto uma pela outra, mas isso acabou quando Renata ganhou mais atenção no grupo. “Eu comecei ter mais atenção dos rapazes e ela começou a me chamar de attwhore.”, Attwhore é uma expressão usada para um usuário da internet que faz de tudo em troca de atenção.

“Ela usou as minhas fotos para me difamar e chegou a inventar coisas sobre mim. Foi uma situação muito ridícula, bloqueei os envolvidos no esquema de difamação, porque foi vergonhoso pra mim. Nunca imaginei que algo assim poderia acontecer através da internet. Hoje eu procuro ter cuidado com qualquer pessoa que se aproxima de mim e tenta ser minha amiga”, finalizou a publicitária.


Já o estudante de 22 anos, Robson Nascimento, que é frequentador assíduo de fóruns e grupos no facebook, relatou um pouco da sua vivencia com amizades virtuais. “Relacionamentos sempre darão decepções. Se tratando de pessoas que você conhece tão superficialmente, um defeito sempre será surpreendente, principalmente quando a pessoa só te mostra aspectos bons da personalidade. Observo o comportamento das pessoas, tanto na vida real como na virtual, mas como as pessoas se acham mais livres na internet, creio que elas se mostram com muito mais desprendimento.” Robson completa, dizendo que “Amizades virtuais são como as amizades reais, podem ser boas, ruins, verdadeiras, superficiais, benéficas e prejudiciais. O que muda é que as máscaras demoram um pouco a cair mais nas virtuais.”

“Não digo que é a melhor maneira de se ter amigos, mas é uma alternativa quando se quer ampliar os horizontes. Na internet, você pode escolher seus amigos dentre sete bilhões de pessoas, enquanto fechado na sua cidade/estado, você fica limitado.”, comentou Vinicius de Menezes.

É difícil saber o que a pessoa pensa e suas intenções, mas de todo modo é bom tomar cuidado e se prevenir ao começar qualquer tipo de amizade. Às vezes a pessoa se entrega tanto a uma amizade, seja ela virtual ou “presencial”, que não enxerga que aquela amizade pode estar atrapalhando a sua vida de alguma forma. Todo cuidado é pouco. Ter amigos virtuais tem vantagens e desvantagens. Dificilmente você verá aquela pessoa, a não ser que decida visita-la. Em caso de brigas, você tem a opção de apagar a pessoa das suas redes sociais e seguir em frente com a sua vida. No mundo offine é quase a mesma coisa, a diferença é que você tem chances de topar com o “amigo” em alguma esquina. 



Talisca ou Maxi? Promessa ou realidade?

                            


Quem começou o ano comendo banco, hoje é o cara da 11, titular absoluto. Quem veio contratado como craque e artilheiro, até agora não fez um golzinho...  O Bahia imita a vida e de onde não se espera, vem a surpresa.
Maxi  Biancucchi  foi contratado no ano de 2014 pelo Bahia como a solução dos problemas no ataque, mas quem vem se destacando e a promessa  Talisca, que saiu do banco para ser aplaudido em campo. Ele é eleito por muitos radialistas e comentarista, o melhor jogador do Baianão 2014.  
Já o atacante Maxi não vem agradando ninguém! Já são dois meses de Bahia e até agora o craque argentino não balançou as redes, nem se quer repetiu as atuações de destaque que teve no Vitória em 2013.
 O Engenheiro de produção  Roberto Sotero, goza com o próprio clube: " Eles mandaram o Maxi todo barriado para o Bahia, mas quem liga se Talisconaldo ta brocando tudo”  O engenheiro fez uma Brincadeira com o nome de Talisca e Ronaldo.
Quem também está elogiando Talisca, é Antonio Brito   torcedor do  Vitória:" Esse menino ta parecendo que está ligado em uma tomada, corre o tempo todo, chuta e ainda está batendo uma falta com muita (Catiguria)"

Talisca pode ficar de fora do primeiro BAVI das finais do Baianão 2014 após se machucar dentro de campo contra o serrano. Já Maxi  Biancucchi  pode retornar o time, pois já esta recuperado da lesão na coxa.


Victor Fonseca

VICIADOS NA WEB: Brasileiros gastam cada vez mais tempo em mundo virtual

Mesmo em queda, jornais são considerados mais confiáveis

Por Luiz Fábio Almeida

Queridinha dos brasileiros por muito anos, chegada no país na década de 50, a TV, está sendo ultrapassada pela recente forma de comunicação: a internet. A população está mudando seus hábitos e hoje passam mais tempo acessando a web todos os dias, do que em qualquer outro meio. Porém, a poderosa televisão ainda consegue ser o meio preferido entre a população do Brasil, além de mais acessível.

Os dados foram divulgados na recente pesquisa feita pelo Ibope, solicitado pela Presidência da República, após enquete realizada entre os dias 12 de outubro e 6 de novembro de 2013, com 18.312 entrevistados maiores de 16 anos em 848 cidades nos 26 estados e Distrito Federal.

“É um meio prático e que consigo acessar em qualquer lugar”, pontua Lanay Senna, estudante de arquitetura, sobre uso da internet. “Os programas da televisão não me agradam mais”, disse. Em média, são 3h39 diárias gastas pelos usuários, neste meio virtual.

Apesar do rápido crescimento da mídia eletrônica, a maioria dos brasileiros (53%) nunca acessam este meio. Os dados mostram que existe uma estreita correlação entre renda e acesso à web, já que são os jovens e pessoas com maiores condições financeiras gastam o seu maior tempo na Internet.

Mesmo com a queda vista na audiência dos canais, a TV é a mídia preferida, escolhida por 76,4%. Para se ter noção da difusão do aparelho, 97% dos lares brasileiros possuem, pelo menos, um televisor. A internet segue na segundo posição na preferência nacional, com 13%; já os impressos são o veículo preferido por 1,5% dos entrevistados.

“Já é um hábito do brasileiro assistir a televisão. Sempre chego em casa e ligo ela, mesmo não indo acompanhar a programação”, disse Maria Clara, estudante de Comunicação. Na pesquisa, dados mostram que as mulheres estão mais ligadas no conteúdo gerado por esta mídia. “A programação hoje é feita mais para este público, de manhã, tarde e noite”, completou Clara.

Além disso, apesar de estarem cada vez mais extintos, os jornais impressos são os mais confiáveis como fonte de informação. Em contrapartida, as notícias publicadas na internet tem a menor taxa de confiança entre os leitores.

Entre os entrevistados, 53% confiam sempre ou muitas vezes no que leem nos jornais impressos. 50% confiam nas notícias que ouvem no rádio; 49% confiam nas notícias televisivas; 40% nas publicadas em revistas; 28% nas publicações dos sites; 24% em redes sociais e 22% confiam nos blogs.

A estudante de direito, Larissa Veiga, acredita que as várias fontes de informações permitem a melhor seleção por parte do leitor. “Estou mais ligada na internet, por isso ela é a fonte de minhas informações. Tenho o direito de escolher e não quero pegar algo pronto”, pontua.

Em contrapartida, Lorena Dias, discente do curso de Jornalismo, fala que essa gama de conteúdos, deixa a web mais empobrecida e cheia de inverdades. “Não podemos confiar em tudo que lemos pela internet. Na TV ou nos impressos temos uma uniformidade no conteúdo, nos deixando um pouco mais acreditáveis.”


A tradição do uso dos programas televisivos garante ainda toda esta audiência. Os canais pagos estão cada vez mais acessíveis, permitindo uma maior diversificação. Os noticiários são os preferidos na TV, durante a semana, e os programas de auditório nos fins de semana. Já na internet, o Facebook domina a maior quantidade de público (67%). 

Lavagem de Itapuã abre o carnaval 2014

Vinte de fevereiro, quinta-feira. Eram quase duas da madrugada quando foi anunciada o início da lavagem de Itapuã. Em seu 109º anos de comemorações, a festa atraiu moradores, visitantes e grande número de políticos. Ao som de fogos, violas e bandolins, a alvorada percorreu em procissão convocando moradores para a festa que antecede a folia da maior festa de rua do mundo.

Em memória de Dona Niçú, idealizadora da lavagem que durante anos, dedicou seu tempo nos preparativos para a festa, os fies realizam a pré lavagem do adro da Igreja, acompanhado do tradicional café da manhã da Niçú.  Em ritual de oração, se dedicava na produção de quitutes e doces para festejar e homenagear a padroeira do Bairro e rainha do mar, Nossa Senhora da Conceição ou, Iemanjá. “Ela organizava tudo como se fosse uma obrigação, passava dias se dedicando aos doces pra doar na lavagem.” Lembra D. Isabel (62), moradora do bairro ao falar de D. Nicú. Após seu falecimento, a tradição foi mantida pelos filhos e netos.   

Segurança
Durante as comemorações, todo o efetivo policial foi reforçado para garantir a segurança de baianos e turistas que participaram dos festejos. Cerca de trinta policiais, entre delegados, escrivães e investigadores trabalharam em regime de plantão durante a lavagem que foi registrada como uma das mais tranqüilas da história.

Moradores e autoridades se dizem surpreendidos pelos baixos índices de violência ou de demais ocorrências policiais durante todo o dia, se comparado com dados registrados em edições anteriores. “Baixou a violência porque a festa praticamente acabou.” Relata o comerciante Antônio Vieira (43). Segundo ele, a prefeitura proibiu a participação de grandes trios durante a festa, tirou grandes blocos que faziam parte da história da Lavagem com a promessa de implantação de mais escolas e hospitais nas proximidades do bairro. Eles não fizeram nada e quase acabaram com a festa.

O delegado Antônio Carlos Magalhães Santos, titular da 12ª DT, informou que um posto policial foi montado na Avenida Dorival Caymmi, próximo à Sereia. Um ‘carro-presídio’ também ficou à disposição nas imediações do posto para conduzir pessoas detidas na festa à delegacia.
Trânsito
Novas rotas foram criadas para o transporte público na região dos festejos. Desde a madrugada e durante todo o dia, o trânsito de veículos é alterado nas principais vias do bairro; Avenida Octávio Mangabeira, Praça da Sereia, Avenida Dorival Caymmi, Rua Aristides Milton. Foram colocadas 12 barreiras que limitarão o trânsito na região. Como alternativas, os condutores podem optar pelo viaduto Mário Andreaza e as avenidas Paralela, Orlando Gomes, Octávio Mangabeira e Avenida Dorival Caymmi.
Foram homenagedos
Nomes como Mameto Zulmira (79), ialorixá premiada pelos sessenta anos de sacerdócio com a medalha Zumbí dos Palmares (2011), Gilberto Nenezes, um dos criadores do carnaval de Itapuã com a implantação de blocos e o Cantor e compositor baiano Doryval Caymmi pelo seu centenário.

Durante todo o dia, os festejos contam com baianas nativas, seguidores do catolicismo e do candomblé, integrantes do Afoxé Korin Nagô, além de moradores, fiés, turistas e visitantes.  O comercio local teve horário especial de funcionamento.


Por: Edilma Brito

domingo, 30 de março de 2014

VERDE E AMARELO - O QUE VOCÊ VAI VESTIR



Salvador é uma inspiração quando o assunto diz respeito a alegria, e animação. A copa do mundo vai ser aqui no Brasil, e está tão pertinho que já sentimos as vibrações com dois meses de antecedência e o que também sentimos é a mudança sutil de roupas e acessórios em lojas e camelôs espalhados pelo país, falando de Salvador, que para quem estava em Marte e perdeu a noticia de que a cidade será um dos locais onde haverá alguns dos jogos, está tão animada que se você ainda não viu nenhum modelo inspirado no nosso Brasil, com certeza ainda não passou pelo centro da cidade, ou pior, você com certeza não saiu de casa pra dizer a verdade. As pessoas já estão investindo em roupas e acessórios que simbolizam seu amor pelo timão que representará o nosso país.





Quem não tem a camisa do Brasil, já pode correr na Adidas que os modelos estão incríveis. E pra quem vai torcer contra (WHY????????????????????) Também tem camisa da Argentina (nossa rival), Além de Espanha, Itália entre outras. Se você não curte usar camisa de time e quer ser mais simples no figurino pra arrasar na maquiagem. Shorts Collor estão nas vitrines esperando por você! Tem de todas as cores e de vários modelos. A diga da vendedora Selma, de 29 anos, é usar o short com uma camisa neutra "de preferência branca" e então, abusa em pulseiras ou outros acessórios que remetem o seu time do coração.
 
Dona Lúcia, de 47 anos, camelô há 12 anos, diz que “as pessoas preferem brincos sem estampa de time, pra poder aproveitar e usá-los quando a copa terminar, então está vendendo muito os de lisos nos tons verdes e amarelos.”

Maiara Silva, a consumidora, diz que é melhor aproveitar agora do que esperar pra pagar mais caro depois. Mariana também falou da sua preferência pelas roupas nos tons e sem estampa, confirmando a opinião da dona Lúcia “quero poder usar essas blusas depois sem me preocupar em ficar cafona”.
 

Passando pela lapa e percorrendo a rua do Coqueirinho, os camelôs investem em brincos de bandeira, e camisas com estampa das Seleção brasileira, além de anéis com cores vibrantes nos tons verdes e amarelos e muita maquiagem com brilho. Pra quem está sem dinheiro pra investir em roupas e/ou acha bobagem gastar esse dinheiro. Vai a dica usar aquela camisa que você já tem e destacar sua paixão pelo time com maquiagem: Ser criativa nas unhas, e ir torcer para o Brasil ser campeão, que para nós torcedores e apaixonados por nossa seleção, é o que mais importa.

As lojas de departamento ainda não investiram em roupas inspiradas na copa do mundo. Mas se pode encontrar (Riachuelo, C&A, Renner...) algumas peças para compor o look.

A melhor maneira de comprar tudinho e ainda não gastar muito é realmente garimpar, aqui em Salvador, vale a pena checar a lapa, Avenida sete e Barroquinha.

Tainara Souza Santos
2ª SEMENTRE

sexta-feira, 28 de março de 2014

PMDB e poder, uma aliança que vai além da história

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), diferentemente dos demais partidos brasileiros, se mostra um tanto bipolar quando o assunto é apoio ou alianças. Pelo menos é o que indica a história do partido. Durante o Regime Militar, surgiu o MDB, fazendo oposição aos militares que eram do partido de situação, o ARENA (Aliança Renovadora Nacional). Mas, o novo partido abrigou ideologias que eram contra e a favor dos militares.

Mais tarde, o já chamado PMDB daria mais indícios de ser um partido de muitas ideologias, apresentando dentro do mesmo uma discrepância entre os filiados políticos. Durante a primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1994, o partido apoiou e FHC venceu a disputa. Oito anos mais tarde, parte do PMDB resolve apoiar para presidente o petista Luís Inácio Lula da Silva, entre eles, José Sarney (PMDB-AP), que viria a ser presidente do senado.

Os alguns exemplos acima são apenas poucos de muitos que o PMDB demonstrou durante sua trajetória. O mais atual está acontecendo no plano para as eleições de 2014. O partido tem um enorme poder de derrotar tanto a oposição quanto a bancada governista. Em seu comentário na Rádio Metrópole, o jornalista Alexandre Garcia afirmou: "Nunca um partido, ou grupo de partidos governistas, peitou assim um presidente da república, foi o que me disse ontem o ministro Moreira Franco, que é do PMDB". No final de fevereiro, os peemedebistas nacionais (que apoiam o governo de Dilma, ocupa vice-presidência da república com Michel Temer e detêm cinco ministérios importantes, dentre eles o de Minas e Energia) se mostraram descontentes com algumas ações da presidenta e, com isso, provocaram algumas derrotas ao governo tanto na câmara quanto no senado. Para o presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp (RO), "... caberia um espaço maior ao PMDB, mas nem por isso estamos colocando a faca no pescoço da presidente".


Com as eleições para governo dos estados e presidência, o PMDB se mostra novamente com uma divisão interna. Nacionalmente, tudo indica que o partido apoiará a reeleição de Dilma, até para não perder os ministérios e a vice-presidência, mas, em contrapartida, alguns estados apoiarão candidatos de partidos contrários ao governo. Um exemplo bem claro desse jogo peemedebista está no estado da Bahia, onde o presidente estadual do partido pode sair contra o candidato apoiado por Dilma. Nesse assunto, ainda segundo Raupp, "...o que nos preocupa é que a questão dos estados contaminem a aliança nacional".


Assim, a população brasileira deve ficar mais atenta em relação as ambições do partido pois uma legenda que não se posiciona contra nem a favor do governo passa a impressão de ter interesse apenas no poder.

POR: Jean Cardoso Mendes 

terça-feira, 25 de março de 2014

COMPARTILHE SAÚDE: DELÍCIAS DO SEXO NA WEB



Você já experimentou o sexo na web? 

Eis aí um tema muito procurado na internet, e cada vez mais curtido e compartilhado devido ao avanço das ferramentas de transmissão de dados em som e imagem, tanto faz, desde que sejam situações bem divertidas e apimentadas.

Com a tecnologia é possível realizar uma comunicação à longa distância, em tempo real, rompendo o medo que percorria nos anos 50, de expor abertamente sobre devidos assuntos, como sexo, por exemplo. .

Atualmente diversos conteúdos deste tema encontram-se espalhados por toda web. Nos últimos 10 anos, após dispositivo webcam ganhar imagens coloridas e ser conectada a internet, por navegações como MSN, SKYPE, YAHOO MESSENGER, o que ganhou foco principal foi o sexo na web. Haviam salas de bate papo instaladas por diversos sites, onde os usuários trocavam emails e se encaminhavam para uma das redes que tivesse acesso a webcam. 

“A internet reflete o mundo presencial, daí a procura por sites de relacionamento, além de programas e aplicativos que possam, por meio da imaginação, levar as pessoas ao delírio, com as fantasias sexuais mais incríveis”, ressalta a analista de sistemas, Amanda Aguiar.

Amanda diz não curtir tanta imaginação assim, mas não vê nada demais em quem procura ampliar os meios de obter felicidade, ao enturmar-se com a galerinha sexy do mundo virtual."Quanto mais opções de ser feliz, melhor”, resume.
A estudante de psicologia A.P., que pediu para ser identificada apenas pelas iniciais, já foi mais entusiasmada. “Começa como brincadeira, a pessoa divulga o contato nos chats, e pronto, torna-se algo diário”, disse, admitindo que ficou muuuuuito habituada aos contatos. Segundo a estudante, os homens queriam mulheres sem nenhum tipo de restrição ou de vergonha. “Eles topavam tudo e eu também”. Foi um tempo de intensa movimentação virtual para a futura psicóloga: “Já aconteceu de eu não dar conta da quantidade de pedidos, rs rs...".



Alguns quesitos são listados como indispensáveis para praticar o sexo virtual. É preciso ter confiança na pessoa que estará no outro lado da tela, esquecer a timidez, saber se virar nos 30, para então começar a brincadeira. Porém é preciso ter em mente que é muito fácil mentir na web, e encontrar usuários que não falam a verdade sobre quem são e o que fazem.  
O guia turístico Ednaldo (nome fictício), começou a conhecer pessoas para sexo na web há 10 anos e não parou mais. “É mais seguro, não pega doença de verdade, talvez alguma patologia mental, acho que talvez não, com certeza, kkkkkkkkk...”, brincou o profissional. 
Ednaldo usa contas falsas no MSN e Skype. Ele visita salas de bate-papo para fisgar suas presas. Diz nunca ter enganado suas parceiras, que segundo ele, costumam apreciar seu talento diante da webcam. “Tenho relações estáveis, mas só conheço por apelido”, afirma.
Com o passar dos anos, surgiram site específicos que promoviam encontros sexuais. Encontros esses que são estimulados visualmente e sonoramente. Portanto o prazer fica mais por conta própria, digo, por masturbação.    

“Acho que você acaba se acostumando, se formos pensar, o sexo virtual é uma forma mais incrementada de se tocar, porém não faz ninguém satisfeito 100%. Eu gostava, me satisfazia na época, depois percebi que precisava de mais que isso.” Afirma A.P. 

Esse tipo de relação ainda causa duvida para quem quer experimentar, por não garantir se a pratica é segura ou não.

 “As coisas mudaram, fazia isso à cerca de 5 anos atrás, era algo habitual, conheci pessoas legais através disso, que não conhecem minha identidade real, pois sempre fiz fakes, acho que era muito nova para esse tipo de exposição" afirma A.P, apontando que a internet sempre foi uma das maiores vilãs. "Hoje, eu não deixaria um computador no quarto de meu filho adolescente, isso deixa ele à mercê de muitas coisas. Nunca aconteceu nada de ruim comigo, porém, acho legal os pais se policiarem no sentido de deixar os filhos terem total acesso à tudo na internet.” Reconhece o risco que correu durante os anos de experiência. 


Paloma Andrade Peixoto, 3º semestre.
Paulo Leandro, professor de praticas de reportagem.








Na copa das confederações, realizada em junho de 2013, os manifestantes causaram um grande alerta depois de tantos protestos. De grupos pacíficos até os anarquistas, com slogans na cabeça e coquetéis molotov na mão, os black blocs se espalham pelo Brasil transformando em arruaça, o que apavorou a Fifa e todos os alvos deles.

A Fifa, sentindo ameaçado, intimou a presidenta Dilma Roussef para encontrar soluções mediante aos ataques dos manifestantes ,”Estamos certos de que o governo, e principalmente a presidente, vai encontrar as palavras e as ações para prevenir novas manifestações. Eles têm um ano para resolver isso", disse Blatter”

A  Fifa diz ter se arrependido de  escolher o Brasil como sede da copa. "A Fifa não pode ser responsabilizada pelas discrepâncias sociais que existem no Brasil".

"Não somos nós que temos de aprender com os protestos, mas sim os políticos brasileiros", avisou o  dirigente á presidente do Brasil, Dilma Rouseff. Para o dirigente, as manifestações devem ser tratadas apenas como questões internas, sem interferir nos eventos organizados pela Fifa.

Enquanto isso, só na grande São Paulo  ocorreu a 3ª manifestação contra a Copa do Mundo, realizada no dia 13 de março,dias antes de acontecer já haviam  mais de 13 mil participantes confirmados.

O povo não está realmente de brincadeira quando avisam que NÃO VAI TER COPA.
 Mais que ameaças, manifestantes que swe sentem mais forte afirmam não abrir mão da copa prometendo interromper  o evento mais importante do esporte.

Ah! Que calor... QUE CALOR!











           Ah! Que calor... QUE CALOR!


É muito bom; calor, céu azul, água do mar quentinha. Isso é tudo que esperamos de um belo verão, mas quando entra mês, sai mês e essa cena se repete, o paraíso se transforma em inferno.
Esse evento climático saiu da normalidade e atingiu um patamar de anomalia.
Em dezembro/13, uma grande massa de ar quente e seco veio do mar, entrou pelo continente e estacionou sobre grande área do território brasileiro. Esse sistema de alta pressão forma uma espécie de parede atmosférica muito forte e bloqueia as frentes frias, que se formam e vêm do Pacífico, mas param quando chega ao paredão.
Quanto mais tempo dura o fenômeno, pior fica. “Não tem chuva, não tem precipitação, o solo vai ficando cada vez mais seco, a energia do sol vai aquecendo mais o solo e a atmosfera. À medida que os dias se passam e a umidade vai ficando mais baixa, a temperatura máxima também vai sendo mais elevada”, explica Marcelo Seluchi, Meteorologista.
As noites não refrescam, e cada dia amanhece mais quente. Por isso tantas cidades brasileiras tiveram temperatura recorde nos últimos meses.
Nosso modelo urbano, com muito concreto e pouco verde, não ajuda em nada. “Se formam ilhas de calor, que são exatamente ambientes onde se tem materiais que absorvem cada vez mais calor, e com isso, aumenta a sensação desconfortável”, diz Suzana Kahn, Professora de Mudanças Climáticas da UFRJ.
A Temperatura da água do mar também sofreu mudanças. Está acima do esperado em uma grande parte do Atlântico Sul. A água quente ajuda a aumentar o calor em terra, é um círculo que se auto-alimenta. Ela fortalece o sistema de alta pressão, que por sua vez aquece mais a água.
O Mecânico de Aeronaves aposentado Samuel Macedo afirma que enquanto as pessoas não tomarem consciência de que precisamos preservar a natureza, plantar árvores, manter mares e rios limpos, etc; o problema do calor só vai aumentar e vamos chegar num patamar que ficará impossível suportar.
"Sofro muito com este calor absurdo, estou na fase da menopausa, o que agrava ainda mais a sensação desconfortável de quentura, muitas vezes até passo mal por conta da alta temperatura, estou quase derretendo" diz a Dona de Casa Eliene Auristela.
O Piloto de Avião Emerson Macedo diz que em Salvador onde morava,  ainda dá pra suportar a onda de calor, por ser uma região praiana e possuir um clima tropical úmido. Em Guarulhos – São Paulo, onde mora atualmente, é quase impossível respirar pois a onda de calor se mistura com a grave poluição e torna-se algo extremamente sufocante.

MÁRCIA MACEDO DOS SANTOS
fonte: G1.globo.com/fantástico/noticia/2014