quinta-feira, 6 de março de 2014

Camisas feitas para serem vendidas durante a Copa causam polêmica

Por: Wynne Carvalho

A Copa do Mundo também é sinônimo de vendas. Vincular os produtos aos temas que agradam o público parece ser uma maneira de aumentar os lucros durante esta temporada. Sendo assim, recentemente a Adidas, marca de roupas que é a patrocinadora oficial da Copa, lançou dois modelos de camisas para serem vendidas no período do Mundial no Brasil, entretanto, as estampas utilizadas não agradaram a todos.


Camisas para serem vendidas durante a Copa
As duas peças colocadas à venda remetem a beleza da mulher brasileira. Uma delas traz uma mulher de biquíni, acompanhada da frase "Lookin’ to score" que pode ser traduzida como "em busca dos gols" ou até por ‘’pegar garotas’’ com o Pão de Açúcar ao fundo. As blusas que estavam sendo vendidas no site americano da marca custavam entre 22 e 25 dólares (cerca de R$ 52 e R$ 59, respectivamente). O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo disse que “ Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende’’.

Sobre isso, a estudante de Ciências Contábeis, Flávia Sena, acredita que essas estampas insultam a mulher brasileira. ’É notoriamente claro que uma empresa, que trabalha com os mais variados tipos de produtos em que seu objetivo principal é promover a satisfação dos seus clientes, pode utilizar os mais variados artifícios para conseguir realizar uma venda e obter lucro líquido no final de seu exercício contábil. Porém, essa estratégia utilizada pela empresa em questão, desrespeita e agride os costumes e a cultura Brasileira, na sua forma mais intrínseca, ultrapassando fatores históricos no que tange o apelo sexual, e a vinculação da mulher brasileira como sinônimo de objeto sexual’’, disse.

O futuro Administrador Emerson Lima diz achar um absurdo, mas nada diferente da imagem do Brasil lá fora. ‘’Vejo a Copa como uma boa oportunidade para mudar a imagem da mulher brasileira que sofre com a sexualização do seu corpo pelos estrangeiros’’, completa.

A estudante Danielle Meneses concorda com a opinião anterior. ‘’Sou a favor do direito das mulheres brasileiras e a apreensão das camisas! Mas acredito que essa imagem ‘’distorcida’’ (ou não) do Brasil tem o dedo da própria nação que vende essa imagem para o resto do mundo.’’

Depois de tantas reclamações, a Adidas decidiu retirar das lojas as camisetas trazem mensagens ambíguas e que relacionam o Brasil com o turismo sexual, afirmando que elas faziam parte de uma edição limitada e só seriam vendidas nos Estados Unidos.

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