segunda-feira, 24 de março de 2014

Mudanças no transporte público em Cajazeiras dividem opiniões entre moradores


Recentemente, Salvador passou por algumas mudanças no transporte público, os ônibus coletivos que faziam as linhas determinadas “longas” deixaram de funcionar. Segundo o secretário municipal de urbanismo e transporte, José Carlos Aleluia, em entrevista ao site da Transalvador, informou que  a mudança ocorrida na cidade, permitiu a implantação do bilhete único, que facilita a vida da população usuária de transporte público, com o bilhete, o passageiro tem direito a pegar dois ônibus pagando apenas uma passagem, com esta medida está sendo possível reestruturar as linhas de forma que os ônibus sejam mais frequentes nos pontos e as viagens sejam mais rápidas.
Os ônibus que faziam a linha cajazeiras/Lapa-Barra foram substituídos por linhas que levam os passageiros até a Lapa, onde de lá sairá um transporte de integração, que levará os passageiros até a Barra. Esta mudança tem causado conflitos de opiniões no bairro de cajazeiras, o maior bairro da América Latina. Em conversa com alguns moradores e usuários de transporte público que trabalham na Barra, pode-se notar se a mudança no transporte, tomada pelo secretário José Carlos Aleluia realmente melhorou o transporte na região.
“Trabalho no shopping Barra há sete anos, para mim essa mudança foi a melhor coisa que me aconteceu, antes acordava mais cedo para ir ao trabalho, além de demorar horas para chegar ao serviço, hoje pago apenas uma passagem e tenho direito a pegar dois ônibus,” informou Antonia dos Santos moradora do bairro de Águas Claras há trinta anos e frequentadora da Barra há sete anos.
“Isso não existe, o prefeito está tentando afastar o pobre da Barra” informou Giovane de Jesus 27 anos, morador do bairro de cajazeiras III desde que nasceu, vendedor ambulante do porto da Barra há aproximadamente cinco anos, ele informa que agora esta mais difícil de movimentar-se na cidade e que não adianta ir para a Lapa e demorar horas para pegar um ônibus para cajazeiras.


"Não aguento mais esta situação! para ouvirem minhas reclamações,terei que me mudar para o centro.Com essa mudança  no transporte,  tenho que andar da Lapa até a Carlos Gomes todos os dias, demoro 20 minutos para chegar ao trabalho ,  isso é um absurdo. " informou Queila Almeida 24 anos, moradora do bairro de Cajazeira desde que nasceu, trabalha na Avenida Carlos Gomes há aproximadamente três anos.


"Essa mudança não me afetou em nada, vou para o trabalho normalmente, chego atrasada do mesmo jeito, o que adianta mudar o transporte e sendo que os ônibus continuam a sair do final de atrasados?"informou Jaqueline de Deus, 25 anos, trabalha na Lapa a 2 anos.


"Tenho que sair mais cedo para chegar a  na escola, achei muito ruim ter que descer na Lapa e pegar outro ônibus para chegar a tempo de não perder a primeira aula", informou o estudante Jorge da Silva , Colégio Odorico Tavares, Vitória.


"Para mim melhorou bastante, apesar de ter que ir para Lapa, o transporte não demora para ir a Barra, e na volta tem ônibus para Lapa toda hora" informou Edilson Batista,32 anos, porteiro, trabalha na Barra a 5 anos.


 "Gostei.O prefeito além de reformar a Barra, melhorou o transporte, antes ficava horas em engarrafamento para chegar ao trabalho, agora chego com folga no trabalho" informou Maurício Cruz, 24 anos, trabalha na Barra há 1 ano e meio.

Segundo o prefeito da cidade de Salvador ACM Neto em entrevista ao site IBahia, a decisão foi tomada para que seja possível completar os estudos técnicos e a realização de uma campanha. A campanha irá explicar aos moradores e usuários do transporte público os detalhes da mudança. A medida atingiria dez linhas que operam com saída dos bairros de Cajazeiras, Boca da Mata e Fazenda Grande.
A prefeitura não informou quanto tempo irá durar essa campanha e se há previsão para que apesar de as linhas deixarem de passar pelo bairro, o titular da Semut, José Carlos Aleluia, disse que não há extinção de itinerários. “Nenhuma linha vai ser extinta. Vamos criar linhas novas, para que não haja uma concentração de ônibus que passam pela Lapa-Barra e que seja mais frequente o número de ônibus para a Barra”.




                                                                                                                               Por: Alana Monteiro

 

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